28 outubro 2007

Soma de fracções com denominadores diferentes

Só podes somar e subtrair fracções que tenham o mesmo denominador. Então como podes proceder para somares as duas fracções seguintes?

É necessário encontrar duas fracções equivalentes a estas, mas que tenham o mesmo denominador.
Há mais de que uma forma de o fazeres, mas, uma das melhores, é através do Mínimo Múltiplo Comum (m.m.c.).
Se fizeres os múltiplos dos denominados (3 e 2), chegas facilmente à conclusão, de que o menor múltiplo comum entre 3 e 2 é o número 6. Em linguagem matemática, podes escrever:

m.m.c. (3,2) = 6

O passo seguinte é encontrar uma fracção equivalente a um terço, mas que tenha denominador 6.







Obtemos denominador 6 se multiplicarmos o denominador 3 por 2. Podemos descobrir este segundo factor (2), se fizermos a operação inversa 6 : 3 = 2.
Para obtermos uma fracção equivalente a um terço, que tenha denominador 6, temos que multiplicar o numerador e o denominador (de um terço), por 2.







Procedemos de igual forma com a fracção três meios.

Obtemos denominador 6, se multiplicarmos o denominador 2, por 3. Podemos descobrir este segundo factor (3) se fizermos a operação inversa 6 : 2 = 3.


Para obtermos uma fracção equivalente a três meios que tenha denominador 6, temos que multiplicar o numerador e o denominador (de três meios) por 3.








Depois de termos as fracções equivalentes, já com o mesmo denominador, basta-nos somar os numeradores a atribuir o mesmo denominador:








A fracção, onze sextos, é irredutível, não podes simplificá-la mais. Apesar de esta explicação parecer longa, isso é propositado, para perceberes os diferentes passos a seguir. Podes representar todas as operações necessárias deste modo:







Fácil, não é? Tenta tu seguir estes passos e somar:





Diz, aqui, nos comentários, o resultado da soma a que chegaste.

13 comentários:

Anónimo disse...

O resultado è 19 10 avos

Unknown disse...

o resultado que me deu foi 19/10, estará bem?

Anónimo disse...

21 décimos

Anónimo disse...

o resultado é 19/10

Anónimo disse...

olá , estou com muita duvida , e preciso saber o mais rapido possivel .. a prova esta ghegando e eu não sei .. aguem poderia me explicar esse caso ??

Anónimo disse...

alguem poderia me explicar essa matéria por favor, estou no 5° ano e preciso saber isso ..
Obrigado ..

Leonardo disse...

Olá galera do blogger estou com muita duvida nessa matéria , porém estou muito preocupado , por que a prova vai ser esse conteúdo , eu só queria uma explicação sobre isso . Pois estou ainda começando esta matéria . Estou no 5° ano e não sei isso .. Pesso explicação a vocês .
Obrigada .

AG disse...

Leonardo, já percebemos que precisas de ajuda, só não sabemos ainda em quê. Há um exemplo aqui que explica como somar duas fracções com denominadores diferentes. Percebes o exemplo? O que é que não percebes?
Consegues fazer o desafio que é lançado no final? A que resultado chegaste? Se for 19/10 estás no bom caminho.

Anónimo disse...

por favor eu pesso que vcs me ajudem nesse conteudo pois tenho dificuldades e irei fazer uma prova amanha me ajudem me expliquem essa materia por favor!!!!

Anónimo disse...

essa explicação mim ajudou muitooo mesmo na prove de matematica

Globo Digital Angola disse...

o resultado é 19/10

Anónimo disse...

O resultado é 8-7 sétimo.

Anónimo disse...

O resultado é 8-7 sétimo.