11 abril 2008

Escalas

Podemos encontrar uma das aplicações da razão entre duas grandezas na escala de redução ou escala de ampliação, conhecidas simplesmente como escala. Chamamos escala de um desenho à razão entre o comprimento considerado no desenho e o comprimento real correspondente (ambos medidos na mesma unidade)

escala = comprimento no desenho / comprimento real

Usamos escala quando queremos representar um esboço gráfico de objectos como móveis, plantas de uma casa ou de uma cidade, fachadas de prédios, mapas, maquetas, etc.

Exemplo: Observemos as figuras dos barcos:
Base menor barco azul/Base menor barco vermelho = 2/4
Base maior barco azul/Base maior barco vermelho = 4/8
Altura do barco azul/Altura do barco vermelho = 3/6

O barco vermelho é uma ampliação do barco azul, pois as dimensões do barco vermelho são 2 vezes maiores do que as dimensões do barco azul, ou seja, os lados correspondentes foram reduzidos à metade na mesma proporção.

Fonte: adaptação do site Matemática Essencial

4 comentários:

Anónimo disse...

socorrooooo!! eu ñ sei o que é escala e o google ñ esta me esplicando direito o que isso me ajuda por favor vcs ou vc pode me ajudar obrigado...

Anónimo disse...

Por favor quem puder me ajudar o mais rapido possível!! preciso saber sobre: ESCALAS E SUAS APLICAÇÕES. quem souber por favor me ajude !!
desde já OBRIGADO!.

Anónimo disse...

Putz! pior viu´,tbm preciso de uma ajuda nesse negocio de escala, na hora parece facil mais quando vai fazer sozinha me complico toda.

e.b 2,3 caldas das taipas disse...

ola queremos mais ESCLARECIMENTOS SE FAZ FAVOR, PÁ!!!!!!!!