
30 novembro 2007
23 novembro 2007
6.ºAno - Propriedades das diagonais dos Paralelogramos

Também podes treinar os teus conhecimentos sobre as diagonais dos paralelogramos. Depois de veres a apresentação tenta solucionar correctamente o exercício proposto.
Exercício 1
6.ºAno - Triângulos

15 novembro 2007
Quadriláteros

Um quadrilátero é um polígono de quatro lados, cuja soma dos ângulos internos é 360° e a soma dos ângulos externos, assim como qualquer outro polígono é 360°.Dois quadriláteros merecem atenção especial;é o trapézio, que apresenta somente dois lados paralelos, chamados bases xD.
Tipos de quadriláteros
Os quadriláteros são divididos em:
- Notáveis
- Não-Notáveis
Há dois tipos de Quadriláteros notáveis, ou seja, que possuem alguma propriedade específica:
- Paralelogramo
- Trapézio
Chama-se paralelogramo os quadriláteros que possuem os lados opostos paralelos.
Os paralelogramos são:
- Retângulos: Que tem todos os ângulos iguais (90°);
- Losango: Que possui todos os lados iguais;
- Quadrado: O quadrilátero que tem 4 ângulos de 90º e possui os 4 lados congruentes (retângulo+ losango=quadrado).
Exercício de Classificação de Quadriláteros, aqui.
Outras ligações:
- Propriedades dos Trapézios
- Propriedades dos Paralelogramos
28 outubro 2007
Soma de fracções com denominadores diferentes

É necessário encontrar duas fracções equivalentes a estas, mas que tenham o mesmo denominador.
Há mais de que uma forma de o fazeres, mas, uma das melhores, é através do Mínimo Múltiplo Comum (m.m.c.).
Se fizeres os múltiplos dos denominados (3 e 2), chegas facilmente à conclusão, de que o menor múltiplo comum entre 3 e 2 é o número 6. Em linguagem matemática, podes escrever:
m.m.c. (3,2) = 6
O passo seguinte é encontrar uma fracção equivalente a um terço, mas que tenha denominador 6.

Obtemos denominador 6 se multiplicarmos o denominador 3 por 2. Podemos descobrir este segundo factor (2), se fizermos a operação inversa 6 : 3 = 2.
Para obtermos uma fracção equivalente a um terço, que tenha denominador 6, temos que multiplicar o numerador e o denominador (de um terço), por 2.

Procedemos de igual forma com a fracção três meios.

Para obtermos uma fracção equivalente a três meios que tenha denominador 6, temos que multiplicar o numerador e o denominador (de três meios) por 3.

Depois de termos as fracções equivalentes, já com o mesmo denominador, basta-nos somar os numeradores a atribuir o mesmo denominador:

A fracção, onze sextos, é irredutível, não podes simplificá-la mais. Apesar de esta explicação parecer longa, isso é propositado, para perceberes os diferentes passos a seguir. Podes representar todas as operações necessárias deste modo:

Fácil, não é? Tenta tu seguir estes passos e somar:

Diz, aqui, nos comentários, o resultado da soma a que chegaste.
04 outubro 2007
Representação, equivalência e comparação de Fracções
Para testares se já compreendeste as fracções equivalentes podes realizar os jogos que são indicados abaixo.
No 1.ºJOGO, deves escrever uma fracção (nos termos da fracção - rectângulos brancos) equivalente à refpresentada gráficamente e depois clicar no botão Check. Se a fracção estiver correcta (Yes), podes escrever uma nova fracção, equivalente às duas anteriores, ou clicar no botão New Fraction para outro exercício. (Também podes mudar o nº de divisões do círculo).
No 1.ºJOGO, deves escrever uma fracção (nos termos da fracção - rectângulos brancos) equivalente à refpresentada gráficamente e depois clicar no botão Check. Se a fracção estiver correcta (Yes), podes escrever uma nova fracção, equivalente às duas anteriores, ou clicar no botão New Fraction para outro exercício. (Também podes mudar o nº de divisões do círculo).
O Jogo 2 é um pouco mais complexo, mas também está ao teu alcance! Tens representados dois rectângulos que podes dividir acrescentando (+) ou tirando (-) colunas (COL) e acrescentando ou tirando linhas (Row). Clicando nas diferentes partes do rectângulo, tens que colorir de vermelho e de azul (no segundo rectângulo) a parte correspondente à fracção, indicada pelas setas por baixo dos rectângulos. As fracções estão numa recta numérica, o que te dá também uma boa ideia da sua grandeza.
No canto superior direito (em cima, à direita) podes mudar os rectângulos para círculos, começar de novo (Start Over) ou passar a questão seguinte (Next Question).
Diverte-te, mas não me venhas dizer que a matemática é aborrecida...
21 setembro 2007
Divisão
Queres treinar a divisão com números inteiros?
Clica no endereço abaixo, escolhe o divisor que queres utilizar dos que se encontram dos dois lados do quadro, clica em Start (na mão qu aponta) e tenta responder o mais rapidamente possível (correctamente :)). Tens 60 segundos para dares o maior número de respostas possíveis.
27 agosto 2007
Manuais Escolares, 2.ºCiclo
Matemática - 5º Ano
de Maria Augusta Neves, Luísa Faria, Alexandre Azevedo
Editor: Porto Editora
de Maria Augusta Neves, Luísa Faria, Alexandre Azevedo
Editor: Porto Editora
Embora não exista uma política uniforme na escola, ou mesmo entre os professores da mesma disciplina, aconselho todos os alunos a comprarem os Cadernos de Actividades dos respectivos manuais, principalmente aqueles que serão (com mais probabilidade), meus alunos, os do 6.ºano.
11 junho 2007
5.ºAno - Leitura e escrita de fracções; fracções equivalentes
Tens a certeza que já estudaste leitura e escrita de fracções?
Sabes achar fracções equivalentes?
O que é uma fracção imprópria?
Quais são as fracções que representam números superiores à unidade?
Como se representa um número decimal sob a forma de fracção?
Se não sabes responder a algumas destas questões, tenta resolver estes exercícios:
23 maio 2007
5.ºAno - Fracções Equivalentes
No endereço que se segue tens um interessante jogo, para ser jogado por dois jogadores, sobre a equivalência de fracções. O objectivo é levar todas as "peças" até à unidade, (extremo oposto) jogando cada jogador alternadamente. Pode ser movida mais do que uma peça de cada vez, desde que a soma das deslocações seja equivalente à fracção mostrada.
Depois da movimentação das peças, clica-se em Finish Move passando a vez ao jogador seguinte.
Se não poderes fazer nenhuma movimentação, passa (em Pass).
Reset Game serve para inicial de novo o jogo.
26 abril 2007
5.ºAno - Classificação de Triângulos

Para compreenderes melhor como se classificam os triângulos quanto à amplitude dos ângulos e quanto ao comprimento dos lados, podes visitar este endereço:
O Triângulo
Depois de leres sobre outras características dos triângulos, aproveita para testares os teus conhecimentos, no mesmo site, clicando em "Avalia os teus conhecimentos".
Prof. Aníbal
24 abril 2007
5.ºAno - Teorema da soma dos ângulos internos de um triângulo
A soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180º. Este teorema, fundamental no estudo de triângulos, pode ser demonstrado, de entre outras maneiras, através de dobragens. Para isso, basta construir um triângulo de papel e dobrá-lo conforme se indica na figura que se segue.

Como se pode observar na figura, os três ângulos internos do triângulo, quando adjacentes, formam um ângulo raso, isto é, a + b + c = 180º.
Outra demonstração interactiva pode ser encontrada aqui.
Como se pode observar na figura, os três ângulos internos do triângulo, quando adjacentes, formam um ângulo raso, isto é, a + b + c = 180º.
Outra demonstração interactiva pode ser encontrada aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)