O Plano da Matemática, a decorrer nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico por um período de três anos, termina no final deste ano lectivo. Os balanços intercalares que têm sido feitos dão conta do impacto positivo deste Plano nas escolas, quer ao nível das práticas lectivas quer do trabalho entre professores, pelo que irá ser dada continuidade a este trabalho, através da implementação de um novo Plano da Matemática, alargado aos três ciclos do Ensino Básico.
Os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas interessados em implementar o Plano da Matemática II deverão candidatar-se através de uma aplicação em linha, disponível nesta página, entre 1 de Junho e 30 de Junho de 2009. As condições de candidatura constam do Edital do Plano da Matemática II.
Edital do Plano da Matemática II
06 outubro 2009
14 setembro 2009
Novo programa de matemática

A concretização desta medida implicou o convite a uma equipa de especialistas e investigadores das áreas da Matemática e da Educação Matemática.
Este reajustamento, agora designado por Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, consistiu na elaboração de um documento único que engloba para cada um dos ciclos do Ensino Básico os objectivos, os temas matemáticos, as orientações metodológicas e aspectos ligados à gestão curricular e à avaliação.
O Novo Programa de Matemática do Ensino Básico foi homologado a 28 de Dezembro de 2007 por Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado da Educação.
Fonte: DGIDC
Bom ano lectivo
08 março 2009
11 abril 2008
Escalas
Podemos encontrar uma das aplicações da razão entre duas grandezas na escala de redução ou escala de ampliação, conhecidas simplesmente como escala. Chamamos escala de um desenho à razão entre o comprimento considerado no desenho e o comprimento real correspondente (ambos medidos na mesma unidade)
Usamos escala quando queremos representar um esboço gráfico de objectos como móveis, plantas de uma casa ou de uma cidade, fachadas de prédios, mapas, maquetas, etc.

Exemplo: Observemos as figuras dos barcos:
Base menor barco azul/Base menor barco vermelho = 2/4
Base maior barco azul/Base maior barco vermelho = 4/8
Altura do barco azul/Altura do barco vermelho = 3/6
O barco vermelho é uma ampliação do barco azul, pois as dimensões do barco vermelho são 2 vezes maiores do que as dimensões do barco azul, ou seja, os lados correspondentes foram reduzidos à metade na mesma proporção.
Fonte: adaptação do site Matemática Essencial
escala = comprimento no desenho / comprimento real
Usamos escala quando queremos representar um esboço gráfico de objectos como móveis, plantas de uma casa ou de uma cidade, fachadas de prédios, mapas, maquetas, etc.

Exemplo: Observemos as figuras dos barcos:
Base menor barco azul/Base menor barco vermelho = 2/4
Base maior barco azul/Base maior barco vermelho = 4/8
Altura do barco azul/Altura do barco vermelho = 3/6
O barco vermelho é uma ampliação do barco azul, pois as dimensões do barco vermelho são 2 vezes maiores do que as dimensões do barco azul, ou seja, os lados correspondentes foram reduzidos à metade na mesma proporção.
Fonte: adaptação do site Matemática Essencial
24 janeiro 2008
6.ºAno - Dividir uma fracção por outra
Como fazer - Multiplica-se a fracção do dividendo pela fracção inversa do divisor. Por outras palavras, conserva-se a primeira (dividendo) e multiplica-se pelo inverso da segunda (divisor).
Exemplo:

Exemplo:

- O inverso de um número é o quociente de 1 por esse número. Exemplos: o inverso de 2 é 1/2, o inverso de 3/5 é 5/3 e o de 1/5 é 5;
- Duas frações são inversas quando o numerador de cada uma é o denominador da outra;
- Quando duas frações têm o mesmo denominador, o quociente entre elas é igual à fração formada pelo numerador da primeira sobre o da segunda. Exemplo (1/5):(3/5) = 1/3;
- O produto de dois números inversos é sempre 1.
30 novembro 2007
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